As 10 causas do fracasso na liderança

18/01/2022

Você exerce a liderança em diversos papéis e em diversos momentos da sua vida. Quer você tenha um cargo de liderança na sua empresa ou não. Somos líderes em situações na nossa casa, nas nossas relações sociais, no trabalho à frente de um projeto ou à frente de nossas responsabilidades.

Hoje vamos conversar sobra as 10 causas que podem levar ao fracasso na liderança com base no livro "Quem Pensa Enriquece", de Napoleon Hill.

Napoleon Hill foi um escritor extremamente famoso e estudioso de pessoas. Por mais de vinte anos, entrevistou cerca de 25 mil pessoas - entre as quais os 500 milionários mais marcantes do período em que viveu - e mapeou os comportamentos, atitudes e forma de agir que traziam mais resultados. Seus livros refletem o resultado destas pesquisas e entrevistas e recomendo muito que você leia pelo menos um livro dele.

Não tenho cargo de liderança, este artigo é para mim?  

É importantíssimo desenvolvermos as características de liderança para podermos melhor liderar nossa vida para os objetivos que queremos, por isto este artigo é muito indicado para você. Você é responsável por pegar as rédeas da sua vida, liderar e direcionar para o que quer conquistar. Você e mais ninguém.

Se você é líder de pessoas ou quer ter um cargo liderando outras pessoas, então este artigo é duplamente indicado!

Duas formas de liderança

Existem duas formas de liderança: A primeira, e mais eficiente, é a liderança por consentimento e com a simpatia dos liderados; a segunda é a liderança pela força, sem o consentimento e a simpatia dos liderados.

Segundo Napoleon Hill “A história está cheia de evidências de que a liderança pela força não se sustenta. A queda e o desaparecimento de ditadores e reis são significativos. Isso indica que as pessoas não vão seguir indefinidamente a liderança forçada. As pessoas podem seguir a liderança forçada temporariamente, mas não o farão de boa vontade.”

Causas do fracasso na liderança

A seguir, relacionamos as principais falhas dos líderes que fracassam. Saber o que não fazer é tão essencial quanto saber o que fazer. 

Em todas as áreas da nossa vida e carreira, não precisamos ser excelentes em cada um dos pontos a seguir. Precisamos ter consciência de quais deles estão atrapalhando seus projetos e seus sonhos e como estão impedindo de alcançar os resultados e a vida incrível que você quer ter. O passo seguinte é se perguntar: Como posso minimizar o impacto de cada um em minha vida?

 Peço que continue a leitura com este pensamento.

 As 10 principais causas do fracasso na liderança, segundo Napoleon Hill:

 1. Incapacidade de organizar detalhes: Liderança eficiente requer a capacidade de organizar e dominar detalhes. Um lider genuíno nunca está "ocupado demais" para fazer qualquer coisa que possa ser requisitada em sua posição de líder. Seja líder ou seguidor, quando admite que está "ocupado demais" para mudar seus planos ou para dar atenção a qualquer emergência, você admite sua ineficiência.

O líder de sucesso deve dominar todos os detalhes relacionados à posição. Isso significa, é claro, que você deve adquirir o hábito de delegar detalhes a subordinados capazes.

 2. Relutância em servir com humildade: Os líderes verdadeiramente grandes se dispõem, quando a ocasião exige, a servir com humildade e trabalham pela coesão da equipe. Times de grande sucesso tem líderes assim por trás de seus resultados.

3. Expectativa de pagamento pelo que "sabem": Não pelo que fazem com o que sabem. O mundo não paga pelo que você "sabe". Ele paga pelo que você faz ou induz outros a fazerem. Conhecimento sem ação, não trará resultados, é apenas acúmulo de conhecimento.

 4. Medo da concorrência dos liderados: Líderes que temem que um de seus liderados possa assumir sua posição vão, quase que com toda certeza, viver a realização desse medo mais cedo ou mais tarde. Os líderes capazes treinam suplentes para quem podem delegar qualquer um dos detalhes de sua posição. 

Só assim os líderes podem se desdobrar, estar em muitos lugares e dar atenção a muitas coisas ao mesmo tempo. É uma verdade eterna que os líderes recebem remuneração mais alta pela capacidade de fazer outras pessoas executarem tarefas do que poderiam receber por seus próprios esforços. Um líder eficiente pode, pelo conhecimento do trabalho e pela personalidade magnética, aumentar consideravelmente a eficiência de outras pessoas e levá-las a prestar mais e melhores serviços do que poderiam prestar sem a sua orientação.

 5. Falta de imaginação: Sem imaginação, o líder é incapaz de enfrentar emergências ou criar planos para orientar o time de forma eficiente.

 6. Egoísmo: Líderes que reivindicam toda a honra pelo trabalho de seus liderados, certamente despertarão ressentimento. O líder grande de fato não reivindica honra nenhuma. Grandes líderes se contentam ao ver as honras, quando existem, ir para seus liderados, porque os grandes líderes sabem que a maioria das pessoas trabalha mais por elogio e reconhecimento do que por dinheiro.

 7. Inteperança: Os liderados não respeitam um líder descontrolado. Além disso, intemperança de qualquer tipo destrói a resistência e a vitalidade daqueles que se entregam a ela.

 8. Deslealdade: Líderes que não são fiéis ao dever e aos que estão acima e abaixo deles, não podem se manter na liderança por muito tempo. A deslealdade marca o indivíduo como alguém abaixo da crítica e conquista o merecido desprezo. A falta de lealdade é uma das principais causas do fracasso em todas as esferas da vida.

 9. Ênfase na "autoridade" da liderança: “Eu sou o chefe, eu mando” - o líder eficiente lidera encorajando e não tentando instilar medo no coração dos que o acompanham. Os líderes que tentam impressionar seus liderados com sua “autoridade" se enquadram na categoria da liderança pela força. 

 Se você é um verdadeiro líder, não precisa anunciar esse fato. Ele fica evidente em sua conduta - sua solidariedade, compreensão, justiça e na demonstração de que você conhece seu trabalho

10. ÊNFASE NO TÍTULO: líderes competentes não precisam de "título" para ter o respeito dos liderados. Os líderes que exageram a importância de seus títulos geralmente não têm mais nada a enfatizar. A porta da sala do verdadeiro líder está aberta a todos, sem formalidades ou ostentação. 

Quais destas causas do fracasso atrapalham sua vida e seu trabalho hoje? Leia novamente aquelas que mais trazem dificuldades e prejuízos para você. O que pode fazer para minimizá-las? Agora que tem conhecimento liste 3 ações práticas e concretas. Conhecer e não agir dá o mesmo resultado que não conhecer.

Fonte: Contábeis

Voltar